fale conosco
exame de eletroneuromiografia

O exame de eletroneuromiografia tem validade? E se demorar para fazer o retorno com o médico?

A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame neurofisiológico essencial que fornece algumas informações super detalhadas sobre a saúde do nosso sistema nervoso periférico.

Por conta da sua complexidade e especificidade, este é um procedimento fundamental para o diagnóstico de uma grande variedade de condições neuromusculares, auxiliando os médicos  a identificarem problemas específicos e a determinar qual é o tratamento mais adequado para cada caso.

No entanto, muitos pacientes se questionam sobre como funciona a avaliação neurofisiológica, que tipo de doenças são analisadas e qual a validade dos resultados do exame .

Se você está enfrentando dúvidas sobre o exame de eletroneuromiografia, então você encontrou o conteúdo certo! 

A seguir, vamos entender os principais pontos sobre o exame e a validade dos resultados . Continue acompanhando!

O que é o exame de eletroneuromiografia?

O exame de eletroneuromiografia (ENMG) é um estudo neurofisiológico que avalia a função do sistema nervoso periférico.  Trata-se de uma ferramenta de diagnóstico essencial para identificar e monitorar condições que possam afetar a condução dos impulsos nos nervos e a atividade elétrica nos músculos.

Como é a realização do exame de eletroneuromiografia?

De modo geral, a realização do exame de eletroneuromiografia ocorre em duas etapas principais: a neurocondução e a eletromiografia.

Na  neurocondução, o objetivo é avaliar a velocidade e a eficiência com que os impulsos elétricos viajam pelos nervos periféricos.

O procedimento em si envolve a realização de estímulos elétricos nos nervos em alguns pontos específicos. As respostas são registradas por eletrodos que ficam colados na pele do paciente e as atividades elétricas  são representadas graficamente por ondas chamadas de potenciais de ação. 

Então, essas respostas são analisadas à fim de identificarmos quaisquer anomalias na condução nervosa.

Já na Eletromiografia (EMG), o objetivo está em analisar a atividade elétrica dos músculos.

Para isso, insere-se um eletrodo em formato de agulha diretamente no músculo para registrar a atividade elétrica durante o repouso e durante a  contração muscular.

Essa fase do exame  ajuda a identificar padrões anormais que possam indicar se há problemas nos nervos ou nos músculos. 

Quando o exame de eletroneuromiografia pode ser solicitado?

O exame de eletroneuromiografia (ENMG) deve ser solicitado em qualquer situação clínica sugestiva  de problemas no sistema nervoso periférico, podendo também ser útil na avaliação de distúrbios de movimento.

Portanto, os médicos indicam e solicitam este exame quando o paciente apresenta queixas de fraqueza muscular inexplicada ou progressiva, atrofia muscular, fadiga, alterações na sensibilidade como dormência ou formigamento, dor neuropática, tremor e outros movimentos involuntários.

Além disso, esse exame também é indicado para monitorar condições neuromusculares crônicas, com a finalidade de avaliar tanto a evolução das doenças como também a resposta aos tratamentos específicos.  

Qual é a validade do exame de eletroneuromiografia?

A resposta é: depende da doença e da finalidade do exame. 

Por tratar-se de uma avaliação neurofisiológica , ou seja, do funcionamento do sistema nervoso no momento da estudo, pode-se considerar que o exame  tem validade  curta – de dias a poucos meses – quando a indicação é para investigação de doenças agudas (como síndrome de Guillain-Barré, por exemplo) ou para monitoramento do tratamento na fase atual de doenças crônicas. 

Porém, se o exame foi realizado para detecção de doenças degenerativas com a finalidade de definição diagnóstica apenas, especialmente em casos de doenças não-reversíveis, então este exame tem validade bastante longa , de anos até.

Contudo, não há contraindicações específicas para a repetição do exame de ENMG caso seja necessário.

Quem vai determinar a necessidade de repetição e mesmo a frequência com que o exame deve ser repetido é o médico especialista com base na evolução dos sintomas do paciente e na necessidade de monitoramento contínuo.

De forma geral, a decisão de realizar uma nova avaliação levará em conta se a condição do paciente está progredindo e se há necessidade de atualizar as informações sobre o estado neuromuscular.

Portanto, a validade do exame vale para o momento da sua realização. Porém, pode ser necessário repetir o exame em intervalos determinados pelo seu médico para garantir que o tratamento esteja sendo eficiente e para realizar ajuste conforme necessidade.

Quais são os riscos de demorar para retornar ao médico com os resultados?

Demorar para retornar ao médico com os resultados do exame de eletroneuromiografia pode acabar gerando alguns riscos e complicações para o progresso do tratamento. Por exemplo:

Evolução da condição

A principal preocupação é que a condição neuromuscular do paciente possa mudar com o tempo. 

Se a condição evoluir ou se deteriorar, os resultados do exame podem não refletir mais com precisão o estado atual do paciente. Isso pode levar a um diagnóstico impreciso e a um tratamento ineficaz da condição.

Atraso no início do tratamento

O atraso para retornar ao médico também pode resultar em um início tardio do tratamento adequado.

Portanto, isso pode afetar negativamente a eficácia do tratamento e a recuperação do paciente, aumentando o risco de complicações e de agravamento dos sintomas.

Necessidade de novos exames

Se houver um atraso muito grande do retorno ao médico com o resultado dos exames, o profissional de saúde pode solicitar novos exames para obter informações atualizadas.

Sem dúvida, isso pode resultar em custos adicionais e atrasos no início do tratamento.

Prolongamento dos sintomas

Sem a realização de uma intervenção adequada, os sintomas podem acabar piorando com o passar do tempo,  levando a um impacto maior na qualidade de vida do paciente e  na sua capacidade de realizar atividades diárias.

Aumento do risco de complicações

Por fim, em algumas condições, a falta de tratamento pode aumentar o risco de complicações secundárias, como lesões adicionais ou deterioração da função muscular.

Dito isso, é extremamente importante que o paciente retorne ao médico com os resultados do exame de ENMG dentro do prazo que o médico recomendou.

Assim, é possível garantir que a condição terá uma avaliação correta e que tratamento adequado terá início o mais rápido possível.

Agende seu exame com a Dra. Melissa Polaro: Especialista em Eletroneuromiografia e Doenças Neuromusculares.

Se você está em busca de uma avaliação precisa e especializada para condições neuromusculares, eu posso te  auxiliar nessa jornada. 

Prezo por um atendimento de alta qualidade, baseado em abordagem personalizada e totalmente individualizada, utilizando as melhores técnicas para  identificar com mais precisão o seu problema.

Conheça mais sobre as nossas especialidades e agende a seu exame.

Vantagens Exame de Eletroneuromiografia pelvico
Dra Melissa Polaro

A Dra. Melissa Polaro é médica especialista em exame de eletroneuromiografia, atuando no diagnóstico de doenças neuromusculares e neuropatias periféricas. Com um atendimento humanizado e precisão técnica, auxilia pacientes a obterem diagnósticos assertivos para um tratamento eficaz. Para agendamentos, entre em contato pelo telefone (11) 94889-6436.

Últimos
artigos