Eletroneuromiografia
em Crianças
Home » Eletroneuromiografia em Crianças
Eletroneuromiografia
em Crianças
A eletroneuromiografia é um exame diagnóstico fundamental para avaliar o funcionamento dos nervos e músculos, identificando possíveis anomalias no sistema nervoso periférico. Consiste em duas partes: a condução nervosa, que mede a transmissão elétrica nos nervos, e a eletromiografia, que avalia a atividade elétrica dos músculos.
Ele é especialmente importante na investigação de doenças neuromusculares em crianças, uma vez que é uma ferramenta essencial no diagnóstico destas patologias, permitindo que as crianças tenham intervenções médicas precoces que vão melhorar sua condição e qualidade de vida.
O exame pode ser realizado em crianças de qualquer idade, desde recém nascidos. Contudo, a realização da eletroneuromiografia pediátrica requer cuidado e abordagem específicos, devido à sensibilidade e ao desconforto potencial do procedimento.
Inicialmente são colocados pequenos eletrodos na pele para registro da condução nervosa e realizados estímulos elétricos (leves “choquinhos”). Em seguida, são inseridas agulhas finas nos músculos para a eletromiografia. O exame não pode ser realizado sob sedação, pois requer a atividade voluntária dos músculos do paciente.
Embora possa parecer intimidante, a utilização de técnicas adequadas e a experiência do profissional tornam o procedimento mais confortável para a criança.

Algumas das principais indicações da eletroneuromiografia em crianças são:
Atraso no desenvolvimento motor (a criança que demora para sentar ou para andar, por exemplo)
Fraqueza Muscular
Formigamento
Perda de coordenação motora
Quando há suspeita de doenças neuromusculares hereditárias

O exame também pode ser solicitado para monitorar a progressão de uma condição já diagnosticada ou para avaliar a eficácia de tratamentos em curso.
A criança SEMPRE estará acompanhada pelos pais ou responsáveis, não só como um respaldo médico, mas para confortá-las e ajudá-las durante a realização dos exames.
A eletroneuromiografia pediátrica requer um profissional experiente, que entenda e aplique com perfeição as adaptações que devem ser feitas na realização do exame para os pequenos pacientes, assegurando uma abordagem técnica que maximize a precisão diagnóstica e o conforto da criança.
Minha trajetória e experiência na área me capacitam para realizar a eletroneuromiografia pediátrica com a sensibilidade necessária. Com uma abordagem humanizada e uma técnica apurada, estou apta a conduzir eletroneuromiografias em crianças, oferecendo diagnósticos precisos e contribuindo para um tratamento eficaz das condições neuromusculares pediátricas.